quinta-feira, 22 de julho de 2010

ALEGRIA



Chegou a mim este artigo, escrito por um jovem sacerdote, e achei interessante dividir com vocês.

Que sigamos esse exemplo. A alegria verdadeira se encontra em Deus. Só com Ele a vida fica completa.




"Alegria, sentimento sem medida, sem limite, apenas expansivo em seu espaço. Conquista, gera e turva visões e corações. Alegria plena feita de fogo e ardor, arrebatando o mais íntimo do ser. Sentimento purificador, que cura e liberta (Fm2).

Sentimento sem medida, ou seja, que não se limita a situações desde que brote sinceramente dos nossos corações. Ao longo deste trecho, percebi que tudo o que pensava e desejava era revigorado pela presença de Deus, e muitos poderiam pensar: “claro, ele vive a devoção de sua religião”, porém, aí eu poderia dizer: Sim. Isso é fato! Mas, descobri que mesmo me virando e fugindo de Deus, retornaria a Ele normalmente como se fosse algo natural. E me lembrei da sensação de paraíso, o mesmo paraíso que teologicamente aparece no livro de Gênesis. Este paraíso é a fração real da felicidade eterna, da permanência da alegria, intocável, pura e sem limitação. Ele se desitingue da Felicidade, visto que esta é um estado, é o MAKARIOI grego. Este paraíso seria também, uma SAUDADE ou ESPERANÇA. Quando o desejamos sentimos saudade do que outrora possuímos, ou desejamos ardentemente viver algo que nunca tivemos (Esperamos).

Acho que a alegria nos mostra isso. Sim, há momentos de tristeza profunda, que adoecem nossos corpos e almas; a alegria entra aí como um suspiro, uma força psíquica ou espiritual que inflama nosso corpo como um choque irradiando no nosso sistema nervoso uma sensação de prazer, de alívio de felicidade.

“apenas expansivo em seu espaço”.

Engraçado isto: Para a liberdade do sentimento gerado pela alegria, não vemos espaço, é mais figurativo que real, é mais experiencial do que discursivo, é mais abstrato do que concreto, é sem limitação espacial. É como Deus, pois nos revela Deus, origem e princípio de todas as coisas, as naturais e sobrenaturais; é vida, é vivência.

É um sentimento que conquista a gente. Tenho a sensação que a alegria é contagiante, hipnótica e atrativa. O que sinto é: quando alguém irradia alegria e bem estar, me sinto envolvido por isso, como se tomasse conta de mim mesmo. E quando ela nasce de mim mesmo, muda minhas visões, as cores, as coisas; a beleza predomina entre as pessoas, os animais e os objetos, acredito ser assim a visão de Deus, mesmo quando este sofre a dor de nossa perversidadade, Ele é sensato, sente dor mas a renova com alegria da sua esperançosa misericórdia.

Ele renova, cura e liberta nossas dores. Quando recebemos notícias felizes, ela nos toma conta, domina nosso ser, sentimos fogo no coração, e choramos muitas vezes; choramos de felicidade, perpetuada naquele eterno momento.

O que me aprouve experimentar por graça de Deus neste sentimento, é a sua permanência em minha vida. Percebi ao longo da minha história, que Deus sempre me presenteou com o dom de sua Alegria espiritual. Neste sentido, encontrei a felicidade, para assim, sendo feliz em mim, e em paz, posso transmiti-la ao demais que comigo convivem ou os demais que passam por ela."

Pe Felipe Gonzalez - Diocese de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário